Formação de Professores

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Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a formação inicial de professores

Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a formação inicial de professores

Qual o perfil dos professores do ensino superior que asseguram a formação inicial de professores?

Reconhecendo a importância do papel dos professores no sistema educativo português, o EDULOG procurou conhecer melhor a formação desta classe profissional. O estudo “Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a Formação Inicial de Formadores” teve como principal finalidade mapear características académicas e profissionais dos docentes que asseguram a Formação Inicial de Professores, em Portugal, dos ensinos básicos e secundário nas unidades curriculares relacionadas com exercício docente/prática curricular de ensino-aprendizagem-avaliação.

Recomendações

Março 2022

  1. Para uma classe de docentes bem formada com competências direcionadas para o ensino nos primeiros anos de escolaridade, 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, torna-se clara a importância do reconhecimento da Formação Inicial de Professores. Como tal, recomenda-se às instituições de ensino superior, com cursos nesta área de formação, que afetem docentes com um claro investimento na progressão da carreira académica.

  2. Estas instituições de ensino superior devem, também, oferecer condições aos docentes para o envolvimento em projetos relacionados com esta área de ensino, assim como para a produção científica e investigação. Ao mesmo tempo, devem fazer refletir estes aspetos nos seus sistemas de avaliação de carreira.

  3. É, ainda, essencial que sejam estudadas condições para a divulgação do conhecimento científico produzido em revistas reconhecidas e indexadas (Scopus e/ou Web of Science) e delineadas estratégias institucionais que permitam o envolvimento dos estudantes - futuros professores - em ambientes que propiciem o desenvolvimento de competências de investigação sobre o campo educacional geral e o exercício da docência em particular.

  4. Cabe à instituição de ensino responsável pela lecionação dos cursos de Formação Inicial de Professores encontrar formas de envolvimento institucional ativo dos docentes sem formação académica de base educacional, em atividades de desenvolvimento profissional relacionadas com o exercício da docência nos níveis escolares para os quais estão a formar.

  5. No percurso da avaliação do perfil dos professores através do recurso à informação disponibilizada pela A3ES, a equipa de investigadores responsável identificou alguns pontos de possível melhoria na informação recolhida. Nesse sentido, recomenda-se a revisão da Ficha do CV da A3ES através da elaboração de um template mais estruturado, que uniformize a informação e apoie a instituição de ensino e os próprios docentes no diagnóstico sobre a sua adequação às unidades curriculares que asseguram.
     
  6. Este novo template deveria, assim, passar a incluir informação relativa ao:
    - tipo de vínculo dos docentes aos Centros de Investigação que referem;
    - tipo de reconhecimento pela FCT do Centro de Investigação que está a ser tido em consideração quando é referida essa pertença;
    - participação em projetos de investigação, com especificação de vários parâmetros associados;
    - atividades de desenvolvimento de natureza profissional, com especificação de uma diversidade de atividades possíveis.
    - publicações por tipo (revistas nacionais/revistas internacionais; indexadas Scopus ou Web of Science/outras indexações/outro tipo de publicação).

  7. Esta recomendação da inclusão deste tipo de informação nas Fichas de CV dos processos de acreditação da A3ES tem também como objetivo contribuir para a melhoria do processo de avaliação/acreditação dos cursos e, assim, estimular as instituições de ensino superior a criarem condições para que o corpo docente invista em atividades de desenvolvimento profissional.

  8. Dado a relevância da Formação Inicial de Professores e do papel dos professores cooperantes nesta formação, recomenda-se o reconhecimento institucional deste papel, estabelecendo condições de desenvolvimento profissional que lhes permita aprofundar conhecimentos sobre práticas de ensino supervisionado, ao mesmo tempo que se criam condições de envolvimento dos estudantes em estágio em atividades de investigação sobre a prática docente.

  9. Por fim, recomenda-se que os protocolos de cooperação entre as instituições de ensino superior e as escolas cooperantes sejam ampliados a processos institucionais de trabalho coletivo evitando o isolamento da relação dos professores cooperantes no seu relacionamento apenas com os estagiários.