A equidade no acesso ao ensino superior
jun 2019

Apesar das medidas tomadas para promover a equidade no acesso ao ensino superior, persistem desigualdades no ensino superior português, em que o capital cultural das famílias dos estudantes e as suas origens socioeconómicas parecem influenciar as suas oportunidades de acesso e de sucesso educativo.

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O impacto da redução de vagas em instituições de ensino superior na mobilidade dos alunos
mai 2019

Com o objetivo de aprofundar a coesão do país e assegurar uma maior competitividade e sustentabilidade às regiões com menor pressão demográfica, reduzindo as distorções de ordenação territorial, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior determinou, para o ano letivo 2018/19, a redução em 5% do número máximo de vagas a fixar pelas instituições de ensino superior públicas sediadas em Lisboa e no Porto, permitindo o aumento de vagas nas instituições do resto do país. Mas será suficiente uma redistribuição de vagas para se promover a mobilidade dos alunos?

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Evolução demográfica e consequências para a realidade educativa portuguesa
jan 2019

A análise demográfica dos dados das últimas décadas mostra que a população portuguesa tem vindo a envelhecer de modo significativo, por efeito conjugado de um aumento da esperança de vida com uma diminuição da taxa de natalidade. Estudos recentes apontam para uma tendência de diminuição do número de indivíduos entre os 18 e os 30 anos para os próximos anos, o que colocará problemas de organização das escolas e da distribuição do corpo docente. Estaremos a preparar a escola e o país para esta redução demográfica?

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Produção de diplomados em Medicina em Portugal
nov 2018

São frequentes as referências a problemas do Sistema Nacional de Saúde que parecem apontar para a falta de médicos. No entanto, verificou-se, nos últimos anos, um aumento significativo das vagas em Medicina, a ponto de não haver hoje vagas suficientes no internato complementar para todos os licenciados que concluem o curso com aproveitamento. Haverá, então, produção excessiva de diplomados em Medicina ou falta de médicos?

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Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?
jul 2016

Este estudo tem por referência um trabalho de campo realizado pelo EDULOG em março de 2016, sob a coordenação científica de Patrícia Ávila, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa. Em 1996 o Conselho Nacional de Educação e a Fundação Calouste Gulbenkian empreenderam um estudo, A Literacia em Portugal: Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica. O presente estudo retoma a preocupação de aprofundar o conhecimento sobre a importância atribuída à educação na sociedade portuguesa.

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