O estudo "Cartografia e dinâmicas socioeconómicas dos estudantes do ensino superior do Grande Porto e da Grande Lisboa" analisa as dinâmicas socioeconómicas dos estudantes do ensino superior português nas duas áreas mais densamente povoadas e com maior número de instituições de ensino superior, num contexto em que o alojamento, a mobilidade e o apoio financeiro são fatores críticos para o percurso académico daqueles que frequentam este nível de ensino.
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O estudo "Reservas de Professores sob a lupa" identifica os desequilíbrios entre o número de professores disponíveis e com formação adequada e aqueles que o sistema educativo português necessita, desenvolvendo estimativas das necessidades de professores até 2031.
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O estudo "As mudanças nas políticas de acesso ao ensino superior durante a COVID-19: impacto na equidade" teve como objetivo avaliar as medidas excecionais adotadas durante a pandemia por COVID-19 no acesso ao ensino superior e ao nível da permanência, do abandono, da mudança e da conclusão de cursos de ensino superior durante aquele período.
A exploração dos dados que serviram de suporte ao Estudo pode ser feita no EDUSTAT.
O estudo "Trends in student achievement in Portugal: What does PISA tell us?" teve como objetivo fazer uma reflexão sobre a evolução do desempenho dos estudantes em Portugal, na faixa etária dos 15 anos, nos últimos 20 anos, com base na análise dos resultados do PISA. Evidencia a influência da formação dos pais e do contexto socioeconómico no desempenho dos alunos nos teste PISA e faz projeções para 2025.
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O estudo "Professores sob Lupa" faz um diagnóstico da realidade profissional dos professores portugueses, nomeadamente quem são, que tipo de contratos os ligam às escolas, como são geridos os horários, as disciplinas que lecionam e o seu grau de absentismo.
A exploração dos dados que serviram de suporte ao Estudo pode ser feita no EDUSTAT.
O estudo "Da desigualdade social à desigualdade escolar nos municípios de Portugal" vem mostrar que apesar das autoridades educativas em Portugal defenderem e promoverem a equidade no acesso à Educação, há muitas regiões do país em que os resultados escolares dos alunos continuam a estar fortemente dependentes das condições socioeconómicas das suas famílias. Este Estudo aponta as desigualdades de rendimentos, a segregação dos alunos entre escolas, a estabilidade das estruturas familiares, o capital social local e as condições de emprego e salariais em cada região como fatores relacionados com as diferenças registadas entre os municípios ao nível do desempenho dos alunos. A exploração dos dados que serviram de suporte ao Estudo pode ser feita no EDUSTAT.
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O Estudo "Como valorizar o ensino secundário profissional? Dilemas, Desafios e Oportunidades" procura identificar e caracterizar os percursos de formação profissional em Portugal e os constrangimentos que lhes estão associados. Para tal, procedeu-se à caracterização do ensino e formação profissional em Portugal no período 2015-2019, à análise da oferta de ensino profissional secundário em Portugal no triénio 2018/2021, a um estudo longitudinal sobre o percurso dos diplomados do ensino secundário profissional, a um estudo qualitativo com estudantes, diplomados, professores e empregadores do ensino secundário profissional e a um estudo das perceções e percursos diplomados. A exploração dos dados que serviram de suporte ao Estudo pode ser feita no EDUSTAT.
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O estudo “Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita?” aprofunda o conhecimento sobre a formação inicial de professores, debruçando-se especificamente sobre a preparação para o ensino da leitura e escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Em concreto, o estudo permite saber se os cursos atualmente em vigor para a formação inicial de professores garantem as condições necessárias (quer ao nível dos planos de estudos, quer do corpo docente que os concretizam) para os futuros professores adquirirem o conhecimento científico e pedagógico necessário a um ensino da leitura e da escrita eficaz.
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Este estudo procura entender os percursos dos diplomados do Ensino Profissional Nível IV, à luz de 5 vias: 1) Estudar (exclusivamente); (2) Trabalhar (exclusivamente); (3) Estudar e trabalhar em simultâneo; (4) Não estudar, mas estar à procura de emprego; e, (5) Não estudar nem trabalhar (NENT). Foram utilizados três inquéritos do Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) entre os anos de 2010 e 2019.
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Tendo como foco a Formação Inicial de Professores (FIP), o estudo analisa os cursos de mestrado acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) que, em Portugal, conferem essa formação para a docência nos primeiros seis anos de escolaridade básica, para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Para além destes cursos, foram também analisadas as licenciaturas em Educação Básica, por constituírem um pré-requisito para acesso aos cursos de mestrados para os 1º e 2º ciclos e por incluírem nos seus planos de estudo formação relacionada com o exercício da docência.
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Este estudo teve como objetivo conhecer, para o caso Português, o que constitui a educação doutoral, tanto na perspetiva das universidades, como na dos estudantes de doutoramento/doutorandos. Procedeu-se ao mapeamento da oferta de educação doutoral em Portugal e à análise das perspetivas das universidades e dos doutorandos sobre a educação doutoral.
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Este estudo tem como um dos seus principais objetivos perceber até que ponto a massificação do acesso ao ensino superior tem contribuído para colmatar ou acentuar desigualdades no acesso, sucesso e permanência/abandono dos estudantes no ensino superior português. Procurou-se ainda mapear o número de estudantes internacionais inscritos no ensino superior português e analisar a sua evolução, bem como compreender as motivações, estratégias, fatores de atratividade e os desafios das instituições de ensino superior no recrutamento de estudantes internacionais. A exploração dos dados que serviram de suporte ao Estudo pode ser feita no EDUSTAT.
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Pela primeira vez foi possível desenvolver um estudo para Portugal que permite aferir a influência que um professor tem na evolução das aprendizagens dos seus alunos, através do Valor Acrescentado do Professor (VAP). A análise do VAP permitirá uma avaliação do sistema de recrutamento de professores, indução profissional, colocação e progressão na carreira. Os resultados de tal avaliação poderão ser muito relevantes para as decisões políticas sobre o que devem ser os requisitos para o acesso e a progressão relativamente à carreira docente. A exploração dos dados que serviram de suporte ao Estudo pode ser feita no EDUSTAT.
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Um relatório que caracteriza a oferta formativa de cursos profissionais do ensino secundário em Portugal (Nível 2 e 4 do Quadro Nacional de Qualificações), com dados disponibilizados pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE) e que compreendem a oferta formativa em Portugal para o triénio 2018/2021, organizados por área de estudos e área de educação e formação e por NUTS II e NUTS III.
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Um relatório que visa caracterizar o ensino e formação profissional (EFP) em Portugal, com base nos dados secundários mais recentes, relativos ao período compreendido entre 2015 a 2019. Este trabalho tem como objetivos específicos sistematizar dados estatísticos nacionais e internacionais dispersos sobre o ensino profissional em Portugal, caracterizar a oferta formativa profissional e identificar lacunas na informação sobre o ensino profissional.
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Apesar das medidas tomadas para promover a equidade no acesso ao ensino superior, persistem desigualdades no ensino superior português, em que o capital cultural das famílias dos estudantes e as suas origens socioeconómicas parecem influenciar as suas oportunidades de acesso e de sucesso educativo.
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Com o objetivo de aprofundar a coesão do país e assegurar uma maior competitividade e sustentabilidade às regiões com menor pressão demográfica, reduzindo as distorções de ordenação territorial, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior determinou, para o ano letivo 2018/19, a redução em 5% do número máximo de vagas a fixar pelas instituições de ensino superior públicas sediadas em Lisboa e no Porto, permitindo o aumento de vagas nas instituições do resto do país. Mas será suficiente uma redistribuição de vagas para se promover a mobilidade dos alunos?
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A análise demográfica dos dados das últimas décadas mostra que a população portuguesa tem vindo a envelhecer de modo significativo, por efeito conjugado de um aumento da esperança de vida com uma diminuição da taxa de natalidade. Estudos recentes apontam para uma tendência de diminuição do número de indivíduos entre os 18 e os 30 anos para os próximos anos, o que colocará problemas de organização das escolas e da distribuição do corpo docente. Estaremos a preparar a escola e o país para esta redução demográfica?
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São frequentes as referências a problemas do Sistema Nacional de Saúde que parecem apontar para a falta de médicos. No entanto, verificou-se, nos últimos anos, um aumento significativo das vagas em Medicina, a ponto de não haver hoje vagas suficientes no internato complementar para todos os licenciados que concluem o curso com aproveitamento. Haverá, então, produção excessiva de diplomados em Medicina ou falta de médicos?
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Este estudo tem por referência um trabalho de campo realizado pelo EDULOG em março de 2016, sob a coordenação científica de Patrícia Ávila, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa. Em 1996 o Conselho Nacional de Educação e a Fundação Calouste Gulbenkian empreenderam um estudo, A Literacia em Portugal: Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica. O presente estudo retoma a preocupação de aprofundar o conhecimento sobre a importância atribuída à educação na sociedade portuguesa.
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