Podcast EDUTalks

As EDUTalks são ciclos de conferências e debates públicos sobre temas transversais à Educação, com a presença de individualidades de referência na área. Aceda aos vários debates e conferências nesta página ou subscreva o nosso Podcast num dos vários serviços disponibilizados.

Educação de infância: o que temos e o que queremos?
20 de março de 2018

Decorreu em Évora, no dia 20 de março de 2018, na Fundação Eugénio de Almeida, a terceira edição do ciclo de conferências EDUTalks, moderada pela jornalista Sofia Barciela, onde foi debatido o estado da Educação de Infância em Portugal. No painel de oradores estiveram Teresa Vasconcelos (ex-Diretora-Geral da Educação Básica), Pedro Cunha (Programa Gulbenkian Conhecimento), Assunção Folque (Universidade de Évora), Ana Teresa Brito (Fundação Brazelton Gomes Pedro), Luís Ribeiro (Associação de Profissionais de Educação de Infância) e Jorge Ascenção (Confederação Nacional das Associações de Pais).

ouvir
Telemóvel na sala de aula: sim ou não?
15 de novembro de 2017

A 2.ª edição do ciclo de conferências EDUTALKS decorreu no dia 15 de novembro, no Teatro Thalia (Lisboa), onde se debateram os prós e contras da utilização do telemóvel enquanto instrumento de trabalho em contexto escolar. No painel de oradores estiveram Eduarda Ferreira (EU Kids Online Portugal), João Couvaneiro (ANQEP) e Filinto Lima (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), João Trigo (Colégio Efanor), Júlia Vinhas (CADin) e Ivone Patrão (Clínica ISPA).

ouvir
Que perceções têm os portugueses sobre o valor da Educação?
7 de dezembro de 2016

A primeira sessão das EDUTalks foi marcada pela publicação do estudo “Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?”, apresentado por Orlanda Tavares (investigadora no Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior e na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), Cristina Rocha (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) e João Caramelo (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto). A mesa redonda foi moderada por Bárbara Wong, jornalista do Público, e por Pedro Sousa Tavares, jornalista do Diário de Notícias.

ouvir