Podcast EDUTalks

As EDUTalks são ciclos de conferências e debates públicos sobre temas transversais à Educação, com a presença de individualidades de referência na área. Aceda aos vários debates e conferências nesta página ou subscreva o nosso Podcast num dos vários serviços disponibilizados.

Há equilíbrio na distribuição regional no ensino superior?
29 de maio de 2019

António Fontainhas Fernandes (Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), Carla Sá (Professora de Economia da Universidade do Minho), João Guerreiro (Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior) e Pedro Dominguinhos (Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos) debateram, no dia 29 de maio de 2019, o impacto da redução em 5% do número de vagas das instituições de ensino superior públicas sediadas em Lisboa e no Porto.

ouvir
Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?
27 de março de 2019

Bárbara Wong, jornalista do Público, moderou o debate "Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?", no dia 27 de março de 2019, no Auditório do Colégio Efanor, e que contou com a participação de Ariana Cosme, Carlinda Leite, Filinto Lima e João Barroso.

ouvir
Como pensar a escola com menos jovens?
30 de janeiro de 2019

Cláudia Sarrico (analista de políticas da OCDE), Conceição Rego (Universidade de Évora), João Firmino (Nova School of Business and Economics) e João Lopes (Universidade do Minho) foram os participantes da EDUTalk "Como pensar a escola com menos jovens?", que ocorreu no dia 30 de janeiro de 2019, no Auditório do Colégio Efanor, em Matosinhos, num debate moderado por Bárbara Wong, jornalista do Público.

ouvir
Há falta de médicos em Portugal?
28 de novembro de 2018

Sobrinho Simões (Diretor do IPATIMUP), António de Sousa Pereira (Reitor da Universidade do Porto), Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos) e Edgar Simões (Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina) debateram, no dia 28 de novembro de 2018, no Auditório do Colégio Efanor, em Matosinhos, se efetivamente há falta de médicos em Portugal, num debate moderado por Cláudia Fonseca, jornalista do Porto Canal.

ouvir
Educação de infância: o que temos e o que queremos?
20 de março de 2018

Decorreu em Évora, no dia 20 de março de 2018, na Fundação Eugénio de Almeida, a terceira edição do ciclo de conferências EDUTalks, moderada pela jornalista Sofia Barciela, onde foi debatido o estado da Educação de Infância em Portugal. No painel de oradores estiveram Teresa Vasconcelos (ex-Diretora-Geral da Educação Básica), Pedro Cunha (Programa Gulbenkian Conhecimento), Assunção Folque (Universidade de Évora), Ana Teresa Brito (Fundação Brazelton Gomes Pedro), Luís Ribeiro (Associação de Profissionais de Educação de Infância) e Jorge Ascenção (Confederação Nacional das Associações de Pais).

ouvir
Telemóvel na sala de aula: sim ou não?
15 de novembro de 2017

A 2.ª edição do ciclo de conferências EDUTalks decorreu no dia 15 de novembro, no Teatro Thalia (Lisboa), onde se debateram os prós e contras da utilização do telemóvel enquanto instrumento de trabalho em contexto escolar. No painel de oradores estiveram Eduarda Ferreira (EU Kids Online Portugal), João Couvaneiro (ANQEP) e Filinto Lima (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), João Trigo (Colégio Efanor), Júlia Vinhas (CADin) e Ivone Patrão (Clínica ISPA).

ouvir
Que perceções têm os portugueses sobre o valor da Educação?
7 de dezembro de 2016

A primeira sessão das EDUTalks foi marcada pela publicação do estudo “Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?”, apresentado por Orlanda Tavares (investigadora no Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior e na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), Cristina Rocha (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) e João Caramelo (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto). A mesa redonda foi moderada por Bárbara Wong, jornalista do Público, e por Pedro Sousa Tavares, jornalista do Diário de Notícias.

ouvir