18 de outubro de 2017
| UCP - Auditório Carvalho Guerra
| Porto
Apresentação e discussão pública dos primeiros resultados do projeto de investigação sobre as lideranças nas escolas portuguesas (Resultados de Inquérito por questionário a 21 mil professores portugueses).
Receção
Sessão de abertura
Isabel Braga da Cruz | Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa
Wendeline Van Der Feltz | Fundação Belmiro de Azevedo
Maria Luísa Oliveira | Diretora Geral da Direção Geral da Administração Escolar (Ministério da Educação)
Ilídia Cabral | Coordenadora do projeto EDUgest
A Liderança dos Diretores nas Escolas Portuguesas segundo o ponto de vista dos professores – Apresentação e discussão de resultados preliminares do estudo EDUGEST
Ilídia Cabral e Conceição Silva | Investigadoras do Projeto EDUGEST
Intervalo para café
Debate
Moderação: José Matias Alves | Investigador do Projeto EDUGEST
Comentário
Jorge Adelino Costa | Universidade de Aveiro
Intervalo para almoço
A gramática do poder nas escolas: Do modelo (e do poder) formal aos poderes informais
A liderança nas escolas e as bases de poder
Joaquim Machado | Investigador do projeto EDUGEST
Estruturas formais do poder nas escolas portuguesas - do organograma prescrito ao praticado
Rui Lourenço | Investigador do projeto EDUGEST
Debate
Moderação: João Formosinho | Universidade do Minho, Investigador do projeto EDUGEST
A gramática da organização das aprendizagens ao nível estratégico e operacional
Dos caminhos enunciados para o sucesso escolar: O retrato dos Planos de Ação Estratégica das escolas portuguesas
Marisa Carvalho | Investigadora do Projeto EDUGEST
O Projeto PAV ( Projeto de Aprendizagem Visível)
Hélder Martins | Investigador do Projeto EDUGEST
Debate
Moderação: Maria do Céu Roldão | Investigadora do projeto EDUGEST
Diretora Geral da Direção Geral da Administração Escolar (Ministério da Educação)
Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa
Ilídia Cabral é Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e consultora no âmbito do Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME). Visiting Professor na Universidade de São José, Macau, com docência no curso de Mestrado em Educação. Coordenadora das Pós-Graduações em Ciências da Educação. Membro investigador do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP).
Joaquim Machado foi docente no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (2002-2006), onde integrou o departamento de Organização da Educação Básica, e é, desde 2002, Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, sendo membro do Conselho Científico da Faculdade de Educação e Psicologia desde 2012. É investigador do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP).
Rui Lourenço é Professor Auxiliar Convidado na Católica Porto Business School. Consultor nos domínios da gestão de recursos humanos e do comportamento organizacional. Career coach e team coach em programas de MBA e de executivos, leciona liderança, negociação, resolução criativa de problemas, aprendizagem em equipa e mudança organizacional. Desenvolveu investigação na indústria da construção sobre estilos profissionais na segurança no trabalho e aprendizagem em equipa na prevenção de acidentes.
Marisa Carvalho é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e colaboradora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME). Integra projetos na área da educação de âmbito nacional e internacional (e.g. Inclusive Early Childhood Education - European Agency for Special Needs and Inclusive Education).
Doutorando em Ciências da Educação | FEP-UCP