Da desigualdade social à desigualdade escolar nos municípios de Portugal


Nova SBE


EDULOG/DSMP/2022

Projeto de investigação que tem como objetivo calcular indicadores que indiquem como a desigualdade socioeconómica se traduz em desigualdades nos resultados escolares.

Coordenação Científica

Luís Catela Nunes


fev 2022

12 meses

6 investigadores


Sumário

Assim como em muitos outros países, em Portugal as desigualdades nos resultados escolares dos alunos estão fortemente associadas a diferenças nas condições socioeconómicas das famílias.

O objetivo deste estudo é calcular os indicadores que mostram como a desigualdade socioeconómica se traduz em desigualdades nos resultados escolares. Para além dos resultados dos alunos nos exames nacionais, serão considerados outros indicadores como atingir ou concluir o 12º ano, ou optar por um curso científico-humanístico ou um curso profissional.

Os indicadores serão calculados ao nível de cada município, pelo que será, assim, possível identificar os municípios em que a desigualdade socioeconómica se traduz em desigualdade escolar.

Um segundo objetivo é o de identificar e avaliar a importância de vários fatores que explicam as diferenças entre municípios. Será, por exemplo, analisada a importância da segregação residencial ou escolar, e das condições de emprego e salariais.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Construção da base de dados dos alunos

Construção da base de dados dos indicadores de desigualdade

Cálculo, mapeamento e análise dos fatores explicativos

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

Da desigualdade social à desigualdade escolar nos municípios de Portugal

Identificação dos proponentes

Luís Catela Nunes


NOVA SBE

O prestígio da NOVA SBE na investigação em Economia é reconhecido a nível nacional e internacional. A unidade de investigação a operar na NOVA SBE tem sido consistentemente avaliada com a classificação máxima de Excelente nas várias avaliações internacionais realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A NOVA SBE dispõe de recursos humanos e técnicos para a realização de projetos de investigação em economia de nível mundial. Os investigadores desta instituição publicam, com frequência, nas revistas mais prestigiadas em Economia.