CIPES
EDULOG/EDPCT/2022
Projeto de investigação que pretende aprofundar o conhecimento sobre a educação doutoral em âmbito de parque de ciência e tecnologia.
Coordenação Científica
Teresa Carvalho
Sónia Cardoso
nov 2022
20 meses
9 investigadores
O projeto, realizado no âmbito do EDULOG, com o título “Do que se fala quando se fala de educação doutoral? – As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses” (Cardoso, S., Carvalho, T., Soares, Santos, S., D., Diogo, S. e Freires, T., 2022), sintetiza, no capítulo de Discussão e Conclusões, um conjunto de recomendações, sugeridas no sentido de ultrapassar os mais importantes desafios nele suscitados.
É como possível complemento dessas considerações que se propõe a conceção de uma estrutura, ancorada nos universos académico e empresarial, suscetível de acolher os desafios proporcionados pelo conjunto de recomendações descritas no estudo anterior.
Em apreciação estão uma maior proximidade a uma conceção tradicional da educação doutoral –concentrada na sistematização, aprofundamento, desenvolvimento e generalização de conceitos, com resultados perspetivados e consubstanciados numa tese doutoral – e uma conceção instrumental – associada, particularmente a uma investigação de caráter mais aplicado, ou à combinação desta com uma investigação mais fundamental – com aplicação predominantemente prática do conhecimento, da sua transferência, da criação de provas de conceito e produtos, assente numa natureza colaborativa, no âmbito de equipas ou redes de investigação preferentemente multidisciplinares. Considera-se, como resulta também das transcrições anteriores, a importância da presença de uma ‘escola doutoral’ no universo da instituição de ensino superior.
Recolha e revisão da literatura
Levantamento e caracterização das escolas doutorais em Portugal
Análise dos programas de doutoramento oferecidos
Evolução do Projeto
Título do Projeto
Educação doutoral em âmbito de parque de ciência e tecnologia
Identificação dos proponentes
Teresa Carvalho
CIPES
O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior é uma unidade de investigação criada em 1998 e é um dos principais centros a nível internacional dedicados à investigação do ensino superior. Colabora regularmente com os principais parceiros neste sector, tais como o MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Tem desenvolvido projetos de investigação financiados por várias entidades.
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