Nova SBE | CIPES
EDULOG/EPFNN/2025
Projeto de investigação com o objetivo de compreender os fatores que levam os alunos a tornarem-se "nem-nem" (nem estuda, nem trabalha - NEET), com particular foco no papel do ensino profissionalizante e no desenho da sua oferta formativa.
Coordenação Científica
Pedro Martins
Pedro Luís Silva
mai 2025
18 meses
6 investigadores
Com o objetivo central de compreender que fatores levam os alunos a tornarem-se "nem-nem" (nem estuda, nem trabalha - NEET), este projeto tem como foco o papel do ensino profissionalizante e o desenho da sua oferta formativa.
O estudo pretende analisar criticamente as vantagens e desvantagens do ensino profissionalizante quando comparado com os cursos científico-humanísticos, avaliar os impactos da sua implementação e propor recomendações que melhorem a sua eficiência, tanto no que se refere à equidade quanto na facilitação do ingresso dos alunos no mercado de trabalho, de forma a mitigar o fenómeno “nem-nem” nesta via de ensino. Para tal, abrange uma série de investigações, com o intuito de aprofundar a relação entre o ensino profissionalizante e o fenómeno "nem-nem", identificando estratégias que mitiguem este desafio.
Preparação da base de dados e revisão da literatura
Estimação do modelo econométrico
Realização e análise das entrevistas
Revisão do modelo econométrico e realização do focus groups
Evolução do Projeto
Título do Projeto
Ensino profissionalizante e o fenómeno ‘nem-nem’: um olhar sobre a equidade
Identificação dos proponentes
Pedro S. Martins (Nova SBE) e Pedro Luís Silva (CIPES)
CIPES
O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior é uma unidade de investigação criada em 1998 e é um dos principais centros a nível internacional dedicados à investigação do ensino superior. Colabora regularmente com os principais parceiros neste sector, tais como o MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Tem desenvolvido projetos de investigação financiados por várias entidades.
http://www.cipes.pt/
NOVA SBE
O prestígio da NOVA SBE na investigação em Economia é reconhecido a nível nacional e internacional. A unidade de investigação a operar na NOVA SBE tem sido consistentemente avaliada com a classificação máxima de Excelente nas várias avaliações internacionais realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A NOVA SBE dispõe de recursos humanos e técnicos para a realização de projetos de investigação em economia de nível mundial. Os investigadores desta instituição publicam, com frequência, nas revistas mais prestigiadas em Economia.