Universidade Católica Portuguesa
EDULOG/EDUGEST/2019
Um projeto que se propõe estudar a gestão escolar em 3 dimensões chave: órgãos de gestão e estruturas pedagógicas, práticas organizacionais e gestão de sala de aula.
Coordenação Científica
Ilídia Cabral
José Matias Alves
jan 2017
36 meses
17 investigadores
O projeto propõe-se estudar a gestão escolar em 3 dimensões chave:
Recorre-se a uma metodologia de investigação quali-quanti que permita a compreensão global e heurística da forma como são geridas as escolas.
Recolha de dados
Tratamento de dados
Análise e interpretação de dados
Evolução do Projeto
Título do Projeto
EDUGest - Gestão escolar e melhoria das escolas
Identificação dos proponentes
Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa | Professora Auxiliar | Membro integrado no Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa (Investigadora Principal e Co-cordenadora do Projeto)
José Joaquim Ferreira Matias Alves
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa | Professor Associado Convidado | Diretor-adjunto para a área da Educação | Membro integrado no Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa (Co-cordenador do Projeto)
A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) destina-se ao ensino graduado e pós-graduado, à investigação, à prestação de serviços à comunidade e à difusão de conhecimento, nas áreas da Educação e da Psicologia.
A proposta formativa da FEP ao nível da Educação contempla os 2.º e 3.º ciclos. O 2.º ciclo inclui o Mestrado em Ciências da Educação, com as especializações de Administração e Organização Curricular, Avaliação Educacional, Pedagogia Social, Supervisão Pedagógica e Avaliação Docente. O 3.º ciclo integra o Doutoramento em Ciências da Educação. A oferta formativa da Educação inclui, também, pós-graduações e cursos de formação avançada.
A área de investigação da FEP inscreve-se no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH).
A área da Educação presta ainda serviços à comunidade no âmbito do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), coordenado pela investigadora principal deste projeto e recentemente alargado aos Municípios Portugueses. O número de protocolos tem-se mantido tendencialmente constante, ultrapassando, já, as 7 dezenas.
Parceiros
DGAE – Direção-Geral da Administração Escolar
CONFAP – Confederação Nacional das Associações dos Pais