CIPES
EDULOG/ENI/2020
O objetivo central deste projeto é tentar esclarecer se a massificação do ensino superior é sinónimo de eliminação de desigualdades e a importância do recrutamento ativo de estudantes internacionais por parte das instituições de ensino superior.
Coordenação Científica
Carla Sá
Cristina Sin
jan 2020
19 meses
11 investigadores
O objetivo central deste projeto é o estudo do acesso e sucesso dos estudantes no ensino superior português e inclui, no essencial, duas componentes:
Recolha e sistematização de dados
Análise de dados qualitativos
Análise de dados quantitativos
Evolução do Projeto
Título do Projeto
Estudantes nacionais e internacionais no acesso ao ensino superior
Identificação dos proponentes
Carla Sá
Cristina Sin
CIPES
O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior é uma unidade de investigação criada em 1998 e é um dos principais centros a nível internacional dedicados à investigação do ensino superior. Colabora regularmente com os principais parceiros neste sector, tais como o MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Tem desenvolvido projetos de investigação financiados por várias entidades.
http://www.cipes.pt/
Sumário do Projeto
Nas últimas décadas do século XX assistiu-se a uma assinalável expansão do acesso ao ensino superior português, que resultou na sua massificação. A recente estagnação do número de estudantes aumentou a competição entre instituições do ensino superior e entre estudantes, que passaram a ter mais preocupação com a escolha dos cursos e instituições que querem frequentar. Os estudantes que chegam hoje às universidades e institutos politécnicos são em maior número e de proveniência mais heterogénea do que outrora. No entanto, o ensino superior, anteriormente visto como forma de assegurar a mobilidade social, pode estar a reproduzir ou mesmo agravar desigualdades.
As previsões de uma evolução desfavorável do número de jovens em condições de aceder ao ensino superior levaram a que o recrutamento de estudantes estrangeiros tenha assumido destaque na agenda das instituições de ensino superior nos últimos anos. Mudanças sociais e económicas, por um lado, e iniciativas políticas, por outro, favoreceram esta nova prioridade: a diminuição do financiamento estatal; o declínio das matrículas e projeções demográficas desfavoráveis; a priorização do recrutamento pela recente estratégia para a internacionalização do ensino superior português; e a possibilidade, suscitada por legislação recente (Estatuto do Estudante Internacional de 2014), de as instituições públicas cobrarem propinas mais elevadas a estudantes internacionais que se inscrevem numa licenciatura ou num mestrado integrado.
O objetivo central deste projeto inclui, no essencial, duas componentes: