Carreira docente

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Necessidades de Professores em Portugal

Necessidades de Professores em Portugal

O estudo Necessidades de Professores em Portugal teve como objetivo avaliar a colocação de professores, minimizando as carências na sala de aula por forma a que o sistema se mantenha a funcionar em pleno e os alunos tenham professores com habilitação ao longo de todo o ano, todos os anos. Na primeira parte deste trabalho foi feito um diagnóstico da situação para compreendermos de que forma é que as escolas têm vindo a funcionar nos últimos 5 anos, no que se refere à falta de professores e motivação para essa falta: faltas temporárias (baixas médicas, licenças), faltas anuais (deslocação para outras escolas ou instituições) ou faltas estruturais (a inexistência de professores interessados em certas vagas). Na segunda procurou-se desenhar um modelo que possa ser utilizado pelos agrupamentos e pelo poder central por forma a permitir calcular, a 6 anos, as necessidades de professores, contribuindo para compreender atempadamente os excessos e carências (a nível macro de política pública), sinalizando também ao ensino superior onde se deve apostar em reforços de formação.

Recomendações

Outubro 2024

Para alargar a base de recrutamento será necessário o desenho de políticas públicas de forma concertada em diversas áreas:

  1. Abrir a profissão a indivíduos com formação científica, proporcionando formação em regime pós-laboral e em simultâneo com a possibilidade de trabalhar em part-time, em ambiente escolar – onde fazem estágio e aprendem com a prática;

  2. Proporcionar bolsas de estudo extraordinárias para estudantes que optem por esta via nas instituições de ensino superior, incluindo isenção de propinas e pagamentos mensais de valores que permitem a subsistência – ao nível do salário mínimo nacional;

  3. Tentar captar pessoas que tenham formação, mas que se afastaram da profissão, oferecendo oportunidades de estágio e de atualização de formação, com possibilidade de entrar para os quadros da Função Pública;

  4. Melhorar a imagem e estatuto dos professores;

  5. Visitas às escolas por parte dos estudantes universitários, interagindo com professores satisfeitos;

  6. Campanhas nos media mostrando a possibilidade que os professores têm de influenciar vidas, e como ser professor tem vantagens e desafios intelectuais;

  7. Mostrar que a profissão de professor não é monótona e que permite um desenvolvimento e aprendizagem constantes;

  8. Partilhar testemunhos de vidas mudadas por causa dos professores;

  9. Flexibilizar a profissão, garantindo a possibilidade de negociar benefícios e horários que permitam algum teletrabalho;

  10. Garantir que a possibilidade de evolução da carreira está ancorada no desempenho de cada um e que é possível evoluir sem ser apenas por idade;
     
  11. Introduzir esquemas de prémios que sejam possíveis atribuir por desempenhos excecionais em prol da escola e da comunidade;
     
  12. Permitir prémios por trabalho em condições particularmente desafiantes;
     
  13. Aumentar a autonomia pedagógica e curricular para os docentes;
     
  14. Criar uma estrutura de professores auxiliares que garanta grande parte da burocracia e contribua para facilitar a gestão das salas de aula;
     
  15. Garantir apoio de psicólogos, assistentes sociais e dinamizadores culturais e sociais nas escolas;
     
  16. Tornar a formação de professores mais flexível;

  17. Cursos para profissionais com parte científica completa, pós-laborais, flexíveis e com a possibilidade de I&D;

  18. Proporcionar vias alternativas para que as pessoas possam ser tentadas a mudar de carreira, com formações mais curtas e mais práticas.