Necessidades de Professores em Portugal
O estudo Necessidades de Professores em Portugal teve como objetivo avaliar a colocação de professores, minimizando as carências na sala de aula por forma a que o sistema se mantenha a funcionar em pleno e os alunos tenham professores com habilitação ao longo de todo o ano, todos os anos. Na primeira parte deste trabalho foi feito um diagnóstico da situação para compreendermos de que forma é que as escolas têm vindo a funcionar nos últimos 5 anos, no que se refere à falta de professores e motivação para essa falta: faltas temporárias (baixas médicas, licenças), faltas anuais (deslocação para outras escolas ou instituições) ou faltas estruturais (a inexistência de professores interessados em certas vagas). Na segunda procurou-se desenhar um modelo que possa ser utilizado pelos agrupamentos e pelo poder central por forma a permitir calcular, a 6 anos, as necessidades de professores, contribuindo para compreender atempadamente os excessos e carências (a nível macro de política pública), sinalizando também ao ensino superior onde se deve apostar em reforços de formação.
Para alargar a base de recrutamento será necessário o desenho de políticas públicas de forma concertada em diversas áreas: